Não olhe para trás

Quando aceitamos a Cristo como nosso Senhor e Salvador começamos um processo de abandonar nossos maus hábitos que tínhamos em nossa antiga vida e tentamos, a todo custo, não fazê-los novamente. Uma mudança é sempre radical, quando você muda de moradia você leva algum tempo para se acostumar com a sua nova casa, e muitas vezes você se pega pensando que sua antiga casa era melhor que a nova em alguns aspectos. Assim também acontece quando começamos nosso processo de conversão, muitas vezes você vai pensar que sua antiga vida estava melhor, mais fácil e mais prazerosa. Aí que entra a frase: NÃO OLHE PARA TRÁS.

Em Gênesis 19:17 está escrito “E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças”, aqui um dos anjos enviados por Deus para tirar Ló e sua família de Sodoma e Gomorra (A expressão Sodoma e Gomorra se aplica há 5 cidades-estado do Vale do Sidim situadas a beira do Mar Morto; Sodoma, Gomorra, Admá, Zebolim e Bela (também chamada de Zoar), avisa para que não olhassem para trás quando saíssem da cidade. Vamos ver o contexto deste versículo.

Deus decidiu destruir as cidades de Sodoma e Gomorra (18:20) por que seus pecados haviam se agravado e seu clamor havia se multiplicado. E resolveu contar a sua decisão para Abraão.  Abraão em um dos maiores atos de amor citados na bíblia resolve interceder (18:23) sobre as vidas de tais cidades, do justo ao ímpio. E com uma negociação no maior estilo Casas Bahia (Quer pagar quanto?), perguntava a Deus se ele destruiria as cidades se encontrasse lá 50 justos na cidade, e por final perguntando se destruiria as cidades se encontrasse 10 justos.

 Depois deste evento, a bíblia narra que 2 anjos chegaram a Sodoma, e Ló prontamente os reconheceu como seres vindo de Deus e insistiu incisivamente para fossem até sua morada (19:1).
Após o jantar, uma multidão de homens de Sodoma (19:4), desde adolescentes até os mais velhos, foram à sua casa e exigiram que ele levasse os 2 anjos para fora para  que eles pudessem abusar deles (daí a palavra sodomia), Ló negando-se a fazer isso, chegou a oferecer suas 2 filhas virgens para que os moradores da cidade fizessem o que quisessem com elas, e poupassem os anjos. A multidão enfurecida foi para agressão a Ló, os anjos rapidamente puxaram Ló para dentro da casa e cegaram os homens que estavam do lado de fora para que pudessem ganhar tempo.

Já dentro da casa, os anjos revelam as suas verdadeiras intenções na cidade, que era destrui-lá, e avisaram que retirassem todos os seus familiares da cidade. Ló avisou seus genros sobre o ocorrido, porém estes acharam que era uma brincadeira e não foram com ele. No dia seguinte saíram Ló, sua mulher e suas 2 filhas e chegamos ao versículo 17. Após saírem, a cidade é destruída e, enquanto o fogo caia do céu, a mulher de Ló (seu nome não é citado na Bíblia) olhou para trás e virou uma estátua de sal (19:26) . Este evento se encerra aqui.

A mulher de Ló deixou o seu coração em Sodoma. Quando ela olhou pra trás, esperava ver todas as coisas que ela deixou: amizades, bens e prazeres que Sodoma possuía. Já no novo Testamento, Jesus diz em Lucas 17:32 “Lembrai-vos da mulher de Lò” contextualizando nessa passagem, Jesus pregava sobre a vinda do Reino de Deus, nos versículos 30 e 31 Jesus diz “Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar, naquele dia, quem estiver no eirado, tendo os seus bens em casa, não desça para tirá-los; e, da mesma sorte, o que estiver no campo, não volte para trás” .

Devemos sempre nos perguntar se nosso coração está mais ligado a vida terrestre ou a vida eterna?

Todos nós temos um passado. Todos nós temos a nossa “bagagem” que trouxemos quando aceitamos a Cristo, algumas são mais pesadas, outras mais leves e tentamos nos livrar delas, mas de vez em quando acabamos olhando para trás e nos lembramos de nosso passado, nos lembramos de nossos vícios, lembramos de nossas blasfêmias e nossas transgressões, e ficamos remoendo tudo isso podendo nos levar a depressão. Nos perguntamos: “Como Deus vai me perdoar seu eu fiz aquilo? Como posso ir à igreja e adorar a Jesus, se quando eu olho para trás acabo remoendo meus pecados?”.

 Em 1Pedro 3:18 diz “Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito…”. Toda a bagagem que nós carregávamos deixavam nossas mãos ocupadas para adorá-lo em verdade, mas quando Jesus morreu na cruz por nós ele retirou toda a nossa bagagem e nos deixou com as mãos livres para que pudéssemos adorá-lo. Porém, por mais que Jesus tenha jogado fora todas as nossas bagagens, acabamos encontrando ela e revirando o seu conteúdo e quanto mais nós reviramos, acabamos ficando presos a tudo isso.

Quando Jesus nos olha, ele não vê as nossas bagagens, mesmo se estivermos cobertos por elas, Ele nos vê verdadeiramente como somos. Foi por isso que ele lutou, foi por isso que ele morreu. Ele perdoa todos os nossos pecados, se nos arrependermos verdadeiramente. Nosso maior problema é largar o nosso passado e começarmos a viver nosso futuro ao lado de Cristo.

 A frase se repete: NÃO OLHE PARA TRÁS, mas se você olhar:

OLHE e lembre-se dos momentos maravilhosos com amigos e famílias;
OLHE e aprenda com seus erros;
OLHE E SE LEMBRE que Cristo morreu na cruz por todos NÓS.
Até a próxima semana, e NÃO OLHEM PARA TRÁS ^^.

About these ads

Publicado em setembro 6, 2012, em Posts Antigos e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: